Notícias

Brasil recebe delegados Ucranianos

23/06/2003 - Ministério da Saúde

Missão da Ucrânia quer conhecer experiência no controle da Aids.

A Coordenação Nacional de DST/Aids, do Ministério da Saúde, recebe, entre os dias 23 e 27 de junho, uma missão da Ucrânia, para conhecer e discutir experiências bem sucedidas da resposta brasileira em Aids. A missão permanecerá em Brasília no dia 23, segunda-feira, seguindo para Curitiba, onde permanecerá entre 24 e 25 e, após, para o Rio de Janeiro, nos dias 2 e 27 de junho. Integram a delegação o ministro da Saúde da Ucrânia, Andriy Pidayev, e o vice-primeiro-ministro, Dmytro Tabachnyk. Ambos vão se reunir com o ministro Humberto Costa e com o vice-presidente brasileiro, José Alencar, na tarde do dia 23.

Segundo maior país da Europa, com população de 50 milhões de habitantes, a Ucrânia conta com um índice de prevalência em HIV/Aids de 1% (no Brasil, a prevalência é de 0,5% e a população é três vezes maior). Em 2001, as autoridades de saúde ucranianas relataram a ocorrência de 39.752 casos de Aids acumulados. A transmissão do HIV, segundo dados oficiais, tem aumentado em populações vulneráveis, particularmente entre os usuários de drogas injetáveis, cuja prevalência é de 78,9%.

Em 2002, o governo ucraniano foi beneficiado com um empréstimo no valor de US$ 60 milhões, do Banco Mundial, para o fortalecimento da resposta nacional à aids e tuberculose. Junto com o Pnud, o Banco agora custeia a vinda da missão de estudos, para conhecer a experiência do Brasil no controle da epidemia, junto à CN-DST/Aids.

Em Brasília serão realizados encontros e discussões com técnicos da Coordenação Nacional de DST/Aids. Em Curitiba haverá encontros com as coordenações Estadual e Municipal de DST/Aids e contatos com profissionais da Universidade Federal do Paraná, assim como com organizações da sociedade civil. No Rio de Janeiro estão previstos uma visita a Farmanguinhos/Fundação Oswaldo Cruz, e encontros com organizações não governamentais que trabalham em parceria com o governo na prevenção da Aids e na assistência e tratamento das pessoas que vivem com HIV.

Lista de Delegados da Ucrânia

Dmytro Tabachnyk, vice-primeiro-ministro da Ucrânia.
Mykola Polyshchuk, presidente do Comitê Parlamentar de Proteção à Saúde, à Maternidade e à Infância .
Andriy Pidayev, ministro de Estado da Saúde.
Igor Oliynyk, escritório da Organização Mundial da Saúde na Ucrânia, especialista em HIV/Aids.
Natalya Gordienko, administrador sênior do programa do PNUD na Ucrânia.