Notícias

AIDS NO CONGRESSO NACIONAL

17/05/2005 - Agência Aids

Políticas nacionais serão debatidas nesta terça feira

Conforme solicitação do Fórum de ONG/AIDS do Estado de São Paulo, a Frente Parlamentar em HIV/AIDS do Congresso Nacional pautou uma Audiência Pública, na referida Casa de Leis, para debater as causas dos sucessivos episódios de desabastecimento de medicamentos e os rumos a serem apontados para evitar que os mesmos se repitam. A reunião acontece nesta terça-feira, 17, a partir das 14h30.
Para a audiência, que integra a Comissão de Seguridade Social e Família, foram convidados o presidente do Fórum de ONG/AIDS de São Paulo, Rubens Oliveira Duda; o secretário-geral do Grupo Dignidade e representante da Comissão Nacional de DST/AIDS (SnAIDS), Gabriel Henrique Furqueim; o diretor-adjunto do Programa Nacional de DST/AIDS do Ministério da Saúde, Ricardo Pio Marins; e o vice-presidente do Fórum de ONG/AIDS de São Paulo, Américo Nunes Neto.
O ativista Beto Volpe participará da reunião representando a Hipupiara (São Vicente), ONG proponente da audiência. Segundo ele, os temas a serem debatidos já estão previamente estabelecidos. “Além de medicamentos (desabastecimento e planejamento); políticas públicas em HIV/AIDS, USAID (Agência Norte Americana para o Desenvolvimento Internacional) e a reativação da Frente Parlamentar em HIV/AIDS”, disse.
Para Volpe, o encontro com os deputados federais tem como um dos objetivos principais evitar que o projeto de tratamento aos portadores do HIV/AIDS no país, considerado referência mundial, não seja degradado. Ele faz uma comparação ao Centro de Referência em Aids de Santos, que um dia foi considerado um dos melhores do país e, hoje, sofre com graves problemas estruturais.