Notícias

BUSH E MANDELA

18/05/2005 - BBC Brasil

Discutem Aids e alívio de dívida

O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, e o ex-presidente sul-africano Nelson Mandela discutiram o combate à Aids e formas reduzir a dívida dos países pobres, numa reunião nesta terça-feira na Casa Branca.
Segundo funcionários do governo americano, os dois líderes não falaram sobre os desentendimentos que tiveram sobre o Iraque. Mandela, de 86 anos, foi um dos principais críticos da guerra liderada pelos Estados Unidos.
"O presidente ficou feliz de receber o presidente Mandela de novo na Casa Branca", afirmou o porta-voz da Presidência, Scott McClellan. "Os dois líderes tiveram uma discussão muito boa."
Mandela disse ter ouvido de Bush que os Estados Unidos estão comprometidos com o alívio da dívida de países pobres e que o assunto seria levado à reunião do G-8 (grupo dos sete países mais industrializados do mundo mais a Rússia), em julho.
De acordo com a agência de notícias Associated Press, o encontro levou cerca de 20 minutos.
Na segunda-feira, durante uma breve palestra na organização acadêmica Brookings Institution, em Washington, o ex-presidente e ganhador do Prêmio Nobel da Paz disse que a democracia está se espalhando na África, mas alertou que não é possível impô-la.
"(A democracia) precisa vir de dentro e ser o produto de um consenso", afirmou Mandela, segundo a agência Associated Press.
O líder sul-africano está nos Estados Unidos buscando apoio para a sua fundação, que apóia organizações não-governamentais baseadas na África.