Notícias

ESTUDO COM NOVO COMPOSTO CONTRA O HIV

08/12/2005 - Merck Sharp & Dohme

Inibidor de Integrase MK-0518

ESTUDO COM NOVO COMPOSTO CONTRA O HIV APRESENTA RESULTADOS ANIMADORES

06/12/2005 - 18h45

Pacientes que receberam o MK-0518 alcançaram redução de 98% da carga viral em todas as dosagens testadas
Bell & Ross Replica Watches

Uma nova classe de terapias anti-retrovirais atualmente em desenvolvimento poderá se tornar uma alternativa para pacientes com AIDS. Resultados de um estudo clínico Fase ll apresentados na reunião da Sociedade Clínica Européia de AIDS, realizada no dia 18 de novembro, indicaram que os comprimidos de um inibidor da integrase do HIV-1, MK-0518, propiciou poderosa redução na carga viral durante um período de 10 dias, quando utilizado em monoterapia (sem outros medicamentos).
O MK-0518, desenvolvido pela Merck & Co., Inc., pode se tornar o primeiro produto em uma nova classe de anti-retrovirais denominada inibidores da integrase, capazes de inibir a enzima integrase de inserir o DNA viral do HIV no gene humano. Inibir essa função essencial da integrase bloqueia a capacidade do vírus de se replicar e infectar novas células.
De acordo com os autores do estudo, a análise de todas as doses estudadas demonstrou redução de 98% da carga viral a partir do período basal (início do estudo), em comparação com o placebo, em pacientes infectados pelo HIV que não haviam recebido tratamento prévio.
"Este estudo foi mais uma prova-de-conceito da atividade antiviral dos inibidores da integrase do HIV como uma nova e impressionante classe de agentes anti-retrovirais", afirmou o médico Robin Isaacs, Diretor Executivo da Divisão de Pesquisas Clinicas de Vacinas contra Doenças Infecciosas e HIV da Merck Sharp & Dohme. "A monoterapia com MK-0518 em geral foi bem tolerada e propiciou poderosa redução da carga viral no curto prazo, neste estudo pequeno, em estágio inicial."

Detalhes do estudo clínico

No estudo multicêntrico, duplo cego e randômico, 35 pacientes sem tratamento prévio por ART receberam uma de quatro doses de MK-0518 em monoterapia (100 mg, 200 mg, 400 mg, 600 mg) ou placebo duas vezes ao dia durante 10 dias. No período basal, os pacientes (MK0518: 28, placebo: 7) apresentavam RNA do HIV de pelo menos 5.000 cópias/mL e contagem de CD4 de pelo menos 100 células/uL.
Os resultados demonstraram redução no RNA do HIV de 1,7 a 2,2 log10 cópias /mL em todos os grupos de tratamento com MK-0518 (declínio de 98% em relação ao período basal) em comparação com a redução de 0,2 log10 cópias /mL com o placebo (p<0,001). Além disso, pelo menos 50% dos pacientes em cada grupo do MK-0518 alcançaram RNA de HIV < 400 cópias /mL no décimo dia do estudo.
O medicamento MK-0518 em geral foi bem tolerado. As experiências adversas mais comuns foram dor de cabeça, fadiga e tontura, semelhantes às observadas no grupo placebo. Não ocorreram interrupções no tratamento por experiências adversas ou experiências adversas graves.
Com base nestes resultados, foi iniciado um estudo de variação de doses, com 48 semanas de duração, de MK-0518 versus efavirenz – inibidor de transcriptase reversa não nucleosídeo – em terapia combinada, em pacientes sem tratamento prévio. São necessários estudos adicionais para avaliar o perfil de eficácia e segurança deste composto investigacional por um período mais longo e em número maior de pacientes.

Aumenta a resistência do HIV aos medicamentos

Estima-se que até 78% dos pacientes tratados com drogas anti-retrovirais tenham desenvolvido resistência a mais de uma classe terapêutica destes medicamentos. O problema da resistência também aumentou substancialmente em pacientes sem tratamento prévio. A proporção de pacientes sem tratamento prévio portadores de vírus resistentes cresceu para mais de 20% atualmente, em comparação a 8% em 1999.
Apesar da disponibilidade de medicamentos para o tratamento de HIV/AIDS, a epidemia continua. Estima-se que 40 milhões de pessoas estejam infectadas atualmente em âmbito mundial. A AIDS é hoje a maior causa de mortalidade por doença infecciosa em todo o mundo, responsável por três milhões de mortes a cada ano.

Fonte: Assessoria de Imprensa do laboratório Merck Sharp & Dohme
panerai replica watches www.bestpanerai.com