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MÃQUINA DE CAMISINHAS

01/12/2007 - Agência Aids

BARONG E SEMINA lançam em SP

O Instituto Cultural Barong e o Gel Lubrificante Semina, lançam nesta sexta-feira, 30 de novembro, véspera do Dia Mundial de Luta contra a Aids, às 23h00, no Vegas Club - Rua Augusta, 765, Bela Vista / São Paulo, a “Máquina Express de Camisinhas”, um projeto de ampliação do mercado social do preservativo, que vai comercializar camisinhas em bares, danceterias e casas noturnas. O projeto tem como base “Máquina de Camisinha Express” que estará em funcionamento nesta etapa em bares na cidade de São Paulo. “A proposta é levar ao público o acesso ao preservativo e informações sobre doenças sexualmente transmissíveis e HIV. De forma direta para chegar ao jovem que freqüenta festas e comemorações e que está entre a população vulnerável a Aids”, completa Marta Mc Britton, coordenadora do Instituto Cultural Barong.

O público vai encontrar o equipamento próximo aos caixas dos estabelecimentos. O funcionamento da “Máquina Express de Camisinhas” é por meio de moeda de R$ 1,00. O interessado deposita o valor e indica no painel eletrônico o produto a ser adquirido. A máquina completa a operação disponibilizando o item escolhido, acompanhado de Gel Lubrificante Semina.

O Barong também realizará oficinas de capacitação de funcionários dos pontos de comercialização das camisinhas. Os agentes de saúde da ONG levarão aos garçons, barmens, caixas, gerentes, entre outros - informações sobre DST/Aids, educação sexual e reprodutiva. Em todos os estabelecimentos participantes serão disponibilizados cartazes e cartilhas utilizadas pelas coordenadorias de saúde.

A campanha “Máquina de Camisinha Express” integra-se ao tema Nacional do Ministério da Saúde deste ano para o 1º de dezembro - Dia Mundial de Luta contra a Aids, que concentrará ações na população jovem, na faixa etária dos 14 a 24 anos, já que é um dos grupos mais vulneráveis para a ocorrência de casos de HIV e Aids no Brasil. Há 3 anos são registrados mais casos entre as meninas de 13 a 19 anos do que entre os meninos na mesma faixa etária.

Pesquisas demonstram que uma grande parcela da população que adquire o preservativo comprando-o principalmente em farmácias, apontam restrições tanto quanto ao horário de funcionamento, como pela falta de privacidade nos locais e os preços cobrados. Outra constatação foi através da Pesquisa de Conhecimentos, Atitudes e Práticas na População Brasileira do Ministério da Saúde, que perguntou a população em geral, cuja idade variava entre 15 e 54 anos, onde elas gostariam de comprar preservativos, fora do segmento convencional (farmácias e supermercados). As respostas foram que: 77% das pessoas comprariam camisinhas em danceterias e boates ; 52% em bares; 49% em lojas de conveniência; 42% em bancas de jornal.

Outro fator que impulsiona ações para ampliação ao acesso aos preservativos é que desde 2002 já está em vigor a lei federal 10.449, que permite a comercialização de camisinhas em qualquer estabelecimento comercial, ampliando a rede de prevenção.



Marta Mac Britton ressalta que o trabalho de prevenção em bares e danceterias foi preparado a partir de um estudo sobre o comportamento sexual e reprodutivo e uso de álcool por adolescentes e jovens do Guarujá - SP, durante o período do Carnaval de 2006, o álcool, principal produto vendido em bares, danceterias e casas noturnas, é um facilitador de contatos afetivo-sexuais e mudança de comportamento de risco.

Formação do Instituto Cultural Barong

O Instituto Cultural Barong foi criado em 1995, com a característica de uma “ONG na Rua”. Foi pioneiro no conceito de mercado social itinerante com objetivo de informar a população sobre as necessidades de prevenção às DST/Aids. O nome Barong não poderia ser mais apropriado. Há quase 10 anos, quando não se falava de sexo abertamente e não se tinham amplo conhecimento de doenças como a Aids, foi preciso disfarçar a ONG de Bar, usando um trailer para levar informações e educação sexual.

O Instituto distribui material informativo do Ministério da Saúde em todas as ações, palestras e performances. O Instituto vende com preços subsidiados vários tipos de camisinhas. Promove também oficinas de manuseio correto dos preservativos. Formada por profissionais da área de saúde e cultura, o Barong adotou como estratégia o teatro de rua e mercado do preservativo social. Por todos os lugares onde passam com carro, que tem uma camisinha inflada de 5 metrôs de altura para atrair o público, preparam situações que são encenadas por atores convidados para chamar a atenção de quem está ao redor.

Desde sua fundação é apoiado e reconhecido pela Coordenação Nacional, Estadual e Municipal de Aids. Em 2002 o Barong recebeu o prêmio de Ações Sustentáveis em HIV/Aids do Ministério da Saúde. Em 2004, ganhou o primeiro lugar no prêmio Aids Responsabilidade Social Saúde Brasil.

Serviço

Dia 30 de novembro – Sexta-feira - 23h00
Lançamento da “Máquina de Camisinha Express”
Iniciativa para o Dia Mundial de Luta contra a Aids

Local: Vegas Club, Rua Augusta, 765
São Paulo /SP

Apoio

Gel Lubrificante Semina, Euro RSGC Brasil, Camisinha Express, REDE CE – Rede Brasileira de Promoção de Informações e Disponibilização da Contracepção de Emergência, ABRASEL - Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, SINDCERV – Sindicado Nacional da Indústria da Cerveja, Programa Estadual de DST/Aids, Programa Municipal de DST/Aids