Notícias

3ª CONFERÃNCIA MUNICIPAL DST/HIV/AIDS

03/10/2009 - Agência Aids

Cidade de São Paulo realiza 3ª Conferência de Aids

Temos que construir um futuro melhor para as pessoas com HIV/aids”. Foi o que afirmou o secretário-adjunto de saúde da cidade de São Paulo, José da Costa Orlando, durante a abertura da 3ª Conferência Municipal de DST/HIV/Aids, realizada nesta quinta-feira (1°). O evento segue até sábado (3) com o objetivo de elaborar e revisar as diretrizes municipais de enfrentamento às DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis) e, em especial, à aids.

Orlando também elogiou a dedicação dos integrantes do Conselho Municipal de Saúde. “Eles possuem um grau de entrega absoluta à causa”, disse.

A coordenadora do Programa Municipal de DST/Aids de São Paulo, Maria Cristina Abatte, atribuiu a importância do Seminário principalmente pela participação de trabalhadores, usuários e poder público. “ Para os gestores é muito importante ouvir essas vozes para que ações de combate ao HIV/aids sejam implantadas e implementadas.”

De acordo com a coordenadora do Programa Estadual DST/Aids de São Paulo, Maria Clara Gianna, é preciso não perder de foco outras DSTs, além da aids. “Temos que lembrar, por exemplo, da sífilis congênita. Muitas vezes deixamos de dar o destaque que outras DSTs necessitam.”

O representante do Fórum de ONG/Aids do Estado de São Paulo, José Roberto Pereira (Betinho), citou a importância da criação de políticas de prevenção para públicos específicos. “O desafio do SUS (Sistema Único de Saúde) hoje é o efeito colateral ao medicamento. Precisamos enfrentar isso”, declarou.

Também estiveram presentes na abertura do evento integrantes da Rede Nacional de Pessoas vivendo com HIV/Aids, Conselho Municipal de Saúde e outros representantes do poder público.

O segundo dia de atividades (2) terá início com um painel sobre o tema da 3ª Conferência: DST/HIV/AIDS na Metrópole: Desafio das Interfaces no SUS . Os palestrantes serão Dr. Paulo Roberto Teixeira, médico e consultor sênior do Programa Estadual de DST/Aids, e o deputado federal Paulo Teixeira, autor da ação de fornecimento do coquetel de medicamentos aos portadores do vírus da aids. O restante do dia será dedicado à discussão dos quatro subeixos: prevenção e promoção das DST/HIV/Aids; ampliação do acesso ao diagnóstico; melhoria da qualidade de vida das pessoas vivendo com DST/HIV/Aids; e sustentabilidade. No sábado será realizada a plenária final e a eleição da nova Comissão Municipal de DST/Aids


Fábio Serrato