Notícias

TEMPORÃO DIZ:

13/05/2010 - Agência Aids

Não faltará antirretroviral até o ano que vem

"Não vai faltar remédio para a aids até o próximo ano". Foi o que afirmou o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, durante audiência realizada com ativistas e o presidente da Frente Parlamentar de HI/Aids, o deputado Federal Chico D’Angelo (PT/RJ). O encontro ocorreu nesta terça-feira a pedido dos representantes do Fórum de ONG/Aids dos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro devido à falta e escassez de medicamentos.

Durante a reunião, os representantes do movimento social demonstraram preocupação com a dificuldade na compra do antirretroviral importado Abacavir 300mg. Diferentes problemas no contrato fizeram com que o produto deixasse de ser fornecido no país nos últimos seis meses. O remédio chegou aos estados no dia 6 de maio.

Os ativistas também questionaram os atrasos na produção nacional de medicamentos, que levaram à redução nos estoques reguladores de Lamivudina (3TC) e Zidovudina (AZT) + Lamivudina (3TC).

O ministro se prontificou a discutir novamente a distribuição de antirretrovirais na Comissão Nacional de Aids (CNAIDS), a mais importante comissão consultiva em aids do Ministério da Saúde.

Ativista protocola documento com perguntas e sugestões para Temporão

Ainda em Brasília, o presidente do Fórum de ONG/Aids do Estado de São Paulo, Rodrigo Pinheiro, protocolou um documento em que questiona o fato do Ministério da Saúde se empenhar na solução do problema apenas quando o estoque de medicamentos alcançou níveis insustetáveis. Pergunta também o valor que o governo investe nos laboratórios nacionais e a capacidade de produção que eles possuem.

Além disso, o documento apresenta sugestões para evitar nova falta e desabastecimento de antirretrovirais. Algumas orientações são criar estoque suficiente de remédios para situações emergenciais, aplicar sanções aos laboratórios que não entregarem medicamento no prazo estabelecido em contrato e divulgar no site do Ministério da Saúde informações sobre a distribuição dos antirretrovirais aos estados.

“O que foi protocolado representa a voz do movimento social de luta contra aids de todo o país", disse o presidente do Fórum de ONG/Aids de São Paulo, Rodrigo Pinheiro.

“Fiquei muito satisfeito com a audiência e acredito que ela trará bons resultados”, declarou o presidente de Frente Parlamentar de HIV/Aids, Chico D’Angelo, que intermediou o agendamento da audiência. A diretora do Departamento de DSt, Aids e Hepatites Virais, Mariângela Simão, também esteve presente.

Redação da Agência de Notícias da Aids