Notícias

ATO DE 1º DE DEZEMBRO

28/11/2003 - GIV

Manifesto: A Aids não morreu



Manifesto a ser lido no dia primeiro de dezembro, durante o ato:

A AIDS NÃO MORREU !

Hoje é o Dia Mundial de Luta Contra a Aids. Nós, representantes de organizações não-governamentais e pessoas vivendo com HIV, estamos em praça pública para alertar: A AIDS NÃO MORREU! Pelo contrário, continua sendo um problema que diz respeito a todos os cidadãos e cidadãs, que exige medidas e respostas urgentes.

NÃO É HORA DE COMEMORAR! Nesta data, estamos movidos pelo ativismo e unidos na solidariedade. O momento é de reconhecimento de nossas conquistas, lamento de nossas perdas e renovação das esperanças.

NÃO PODEMOS ESCONDER A REALIDADE! Os últimos anos foram marcados por importantes avanços no combate à AIDS. O Brasil é tido como modelo, mas ainda existem muitos problemas e omissões. Todos os anos 10 mil cidadãos morrem de Aids e 21 mil novos casos são notificados. Metade da epidemia está concentrada no Estado de São Paulo; 25% dos casos na capital.

NÃO DÁ PARA RELAXAR! Pesquisas recentes (da rede BBC e do IBOPE) demonstram que o brasileiro não está totalmente informado ou não adota medidas de prevenção. Mesmo com todos os esforços, já são 600 mil pessoas com HIV, sendo que a maioria não sabe que está infectada.

A PREVENÇÃO É DEFICIENTE! As campanhas para a população em geral são falhas, mas também faltam ações de prevenção dirigidas aos grupos mais expostos à infecção: homossexuais, usuários de drogas injetáveis, jovens, mulheres, população de baixa renda, dentre outros. Diante da falta de compromisso dos governos, as ONGs não tem condições de assumir toda essa responsabilidade.

A ASSISTÊNCIA É PRECÁRIA! Faltam leitos – mais de 100 na cidade de São Paulo - ; estados e municípios não garantem medicamentos para doenças oportunistas; há demora na realização de exames; falta política de pessoal e de humanização nos serviços de saúde; faltam recursos para o Sistema Único de Saúde e remuneração digna para os profissionais.

Convocamos a todos para juntar-se a nós. Entre nesta luta pela vida e contra a Aids.

DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA A AIDS – 1º DE DEZEMBRO DE 2003

Local- Av. São João, 324 em Frente a sede do Fórum

Dia e Horário: 01/12 das 13:00 as 14:30