Notícias

TÃCNICOS E ATIVISTAS LANÃAM COALIZÃO

03/02/2004 - A TARDE (BA)

Mulheres ganham coalizão mundial contra Aids

A atriz Emma Thompson se uniu a especialistas da área de saúde e ativistas na segunda-feira para lançar uma coalizão que busca melhorar o tratamento e a prevenção da Aids entre mulheres jovens e garotas.

As mulheres representam metade dos 40 milhões de pessoas que se estima que estejam infectadas no mundo. Na África, duas vezes mais mulheres jovens que homens foram infectadas pelo HIV.

A Coalizão Global para Mulheres e Aids, formada por organizações internacionais e pessoas famosas, também terá por objetivo combater a violência contra mulheres e as diferenças sociais e jurídicas que podem tornar as mulheres mais vulneráveis à Aids.

`Temos de fazer disso uma causa', afirmou Peter Piot, diretor-executivo do Programa das Nações Unidas para HIV/Aids (Unaids), em uma entrevista.

`Queremos dizer a essas mulheres que todas as injustiças e atos de discriminação tornaram-se mais letais devido à Aids.'

A coalizão pretende dar início a mudanças que reduzam a vulnerabilidade das mulheres à doença e aumentem a capacidade delas de enfrentá-la.

A atriz Emma Thompson, vencedora do Oscar, Mary Robinson, ex-chefe do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos, e outras mulheres de destaque, juntas com agências da Organização das Nações Unidas (ONU) vão participar da coalizão.

`Esta coalizão é uma oportunidade de se tornar realista sobre o efeito catastrófico do HIV/Aids', disse Robinson.

Piot disse que a necessidade de uma coalizão para enfrentar o problema tornou-se clara há cerca de um ano porque os métodos de prevenção, como abstinência sexual, fidelidade e uso de preservativo, mostraram-se totalmente irrelevantes para as mulheres contaminadas por seus maridos.

`O casamento não protege contra a Aids', disse Piot.