Notícias

DA MESMA FAMÃLIA DO HIV

09/03/2004 - O DIA (RJ)

Vírus HTLV, que já atinge 750 mil brasileiros

Vírus HTLV, que já atinge 750 mil brasileiros, provoca paralisia e leucemia

ARACAJU - Formigamento e espasmos musculares nas pernas podem significar mais do que má-circulação. Podem ser manifestações clínicas do vírus HTLV, que pertence à mesma família que o HIV, transmissor da Aids. O HTLV afeta aproximadamente 750 mil pessoas no Brasil. Dessas, entre 1% e 5% vão desenvolver doenças provocadas pelo vírus.

Além da mielopatia associada ao HTLV, que progressivamente leva à paralisia dos membros inferiores, uma outra parcela dos infectados pode desenvolver leucemia das células T do adulto, que, sem tratamento, leva à morte em 100% dos casos entre três e cinco meses após sua manifestação.

Apesar do percentual de infectados que desenvolvem doenças ser pequeno, as conseqüências são gravíssimas, pois não há tratamento específico para o vírus. "O que fazemos é tratar os sintomas", lamenta o professor Carlos Brites, da Universidade Federal da Bahia. Mas o quanto antes for iniciado o tratamento, maior a sobrevida do paciente. No caso da leucemia, a expectativa de vida sobe para até seis anos.

Contágio principalmente por via sexual e seringas

Os meios de contágio são os mesmos do HIV: por via sexual, seringas e agulhas contaminadas, transfusão de sangue e aleitamento materno. Esta última é a principal em relação ao HTLV. Daí a importância de as pessoas, mesmo sem nenhum sintoma, fazerem a testagem para prevenir a transmissão mãe-filho.

A incidência do HTLV na população em geral varia de 0,2% a 0,7%, mas pode chegar a 1,8% em determinados grupos. Esse é o índice encontrado na Bahia.

No Rio, a incidência varia de 0,42% a 0,78% entre candidatos a doador voluntário de sangue. Entre os homossexuais do estado, a infecção pula para 4%. E 9% entre os profissionais do sexo. Pacientes submetidos a transfusão de sangue no Rio apresentam 18,2% de taxa de infecção por HTLV.