Notícias

AS MULHERES E A AIDS NO MUNDO

09/03/2004 - DIÃRIO DA MANHÃ (GO)

Mulheres sofrem mais com epidemia da Aids, diz ONU

As mulheres, especialmente as jovens, são hoje o grupo que mais sofre com a epidemia de Aids, o que demonstra, segundo o secretário-geral da ONU, Kofi Annan, um terrível padrão nessa doença galopante. Na abertura de uma sessão que marca o Dia Internacional da Mulher, Annan disse que mulheres e meninas respondem por mais da metade dos cerca de 5 milhões de casos recentes de pessoas contaminadas com o HIV.

Além disso, entre os jovens com menos de 24 anos, as mulheres representam dois terços dos pacientes. "Mesmo há uma década, as estatísticas indicavam que as mulheres eram menos afetadas', disse Annan. "Mas um terrível padrão surgiu desde então. Em todo o mundo, as mulheres estão arcando com o maior peso da epidemia.'

A doença atingiu um importante novo patamar em 2003, quando a ONU informou que quase metade das vítimas era mulher. Seis anos antes, esse índice era de 41 por cento. Muitas jovens doentes são casadas com homens mais velhos, que contraem a doença em casos extraconjugais, trazendo o vírus para dentro de casa. Cerca de 40 milhões de pessoas vivem com Aids em todo o mundo, a maioria na África subsaariana. Do total, 19 milhões são mulheres, segundo dados do final de 2003.

Fonte: Último Segundo