Notícias

CO-INFECÃÃO HIV X HEPATITE C

11/03/2004 - www.agenciaaids.com.br

Estudo mostra novo tratamento será apresentado em Salvador

O resultado de um estudo mundial sobre co-infecção HIV/Hepatite C, que será detalhado no Brasil a partir da próxima terça-feira (16 de março) em Salvador-BA, mostra que um novo tratamento ajuda em até 40 % o controle da Hepatite C entre os portadores do vírus da Aids.
Realizada em 19 países, a pesquisa do Laboratório Roche teve a participação dos brasileiros Dr. Mauro Pessoa e Dra. Maria Cássia Mendes Corrêa, infectologista e coordenadora da área de hepatites da Casa da Aids/Hospital das Clínicas de São Paulo, que informaram nesta quinta-feira (11) alguns resultados do estudo.
A principal mudança no tratamento das pessoas com Hepatite C e HIV foi encontrar um meio para aumentar a dosagem do interferon (substância usada do tratamento da Hepatite). “Quando medicamos com interferon peguilado e ribavirina, chegamos a conclusão de que 40% dos pacientes testados foram curados, bem mais significativo do que os 12% nos tratamentos convencionais”, afirmou o Dr. Mauro Pessoa.
Para Dra. Maria Cássia Corrêa, “foi uma avanço encontrar algo para combater a Hepatite C entre os soropositivos, pois hoje em dia as pessoas com HIV estão morrendo mais dessa hepatite do que de outras doenças oportunistas”.
A Hepatite C, doença que afeta cerca de 30% das pessoas com HIV/Aids em todo o mundo (na Espanha chega a atingir 80% dos soropositivos), é transmitida pelas mesmas formas do HIV, porém as maiores notificações estão entre os usuários de drogas injetáveis. Por via sexual, apesar de também ser transmitida, ao contrário do vírus da Aids é pouco notificada é de maior dificuldade de transmissão.
Outras informações sobre o inédito estudo sobre co-infecção HIV/Hepatite C serão divulgadas pela Agência de Notícias da Aids a partir da próxima terça-feira, durante o Congresso Internacional de Estudos do Fígado, que ocorrerá em Salvador/BA.