Notícias

A PROTEÃÃO CONTRA O HIV

24/03/2004 - Reuters

Novos tipos de gel anti-HIV serão testados em mulheres

Cientistas britânicos pretendem realizar testes com um grande número de mulheres para avaliar a eficácia de dois tipos de gel feitos para impedir a contaminação pela Aids.

Os dois tipos de gel microbicida agem como um preservativo invisível e podem oferecer proteção adicional contra o vírus que já infectou 40 milhões de pessoas em todo o mundo.

Especialistas na doença estimam que mesmo uma proteção parcial poderia evitar que 2,5 milhões de pessoas morram em virtude da Aids nos próximos três anos.

"Precisamos desesperadamente de novos métodos para evitar a transmissão do HIV (vírus da Aids), já que a epidemia está se disseminando globalmente", disse Jonathan Weber, da Faculdade Imperial de Londres (Grã-Bretanha). Weber participa do projeto.

Os preservativos são o melhor método para evitar a contaminação pelo HIV, mas nem todos se mostram dispostos a usá-los. Os microbicidas permitiriam que as mulheres, que representam metade dos novos casos de Aids no mundo, se protejam se seus parceiros não quiserem usar a camisinha.

Segundo especialistas na doença, os microbicidas, aplicados antes da relação sexual, serão mais eficientes se usados junto com outros métodos de proteção contra a Aids. As substâncias também poderiam evitar o contágio por outras doenças sexualmente transmissíveis.

"Precisamos de um produto que as mulheres e os homens achem cultural e pessoalmente aceitável, e que também seja gratuito ou muito barato", afirmou Robin Gorna, do Departamento para o Desenvolvimento Internacional, da Grã-Bretanha.

Um total de 60 microbicidas está sendo desenvolvido em todo o mundo e 14 deles já estão sendo submetidos a testes clínicos.

O programa de Desenvolvimento de Microbicidas da Grã-Bretanha pretende começar a testar dois microbicidas vaginais, Pro-2000 e Emmelle.

Cerca de 12 mil mulheres devem participar dos testes, que acontecerão na África, local onde vive a maior parte das pessoas contaminadas pela Aids.