Notícias

TRANSFORMANDO A UTOPIA EM REALIDADE

01/06/2004 - Agência Aids

A arte do Encontro contra o preconceito

Encontro, partilha, troca de experiência, união. Esses substantivos abstratos traduzem a experiência concreta vivida por 250 crianças, adolescentes e adultos, neste domingo, 30 de maio, na cidade de São Paulo (SP), durante o II Encontro de Crianças, Adolescentes e Adultos que Vivem e Convivem como HIV/Aids.
O evento, organizado pelo Grupo de Trabalho Jovem do Fórum de ONG/Aids do estado de São Paulo, foi realizado na Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP). Cerca de 16 organizações não governamentais e centros de referência em DST/AIDS trocaram experiências sobre os seguintes temas relacionados à doença: revelação do diagnóstico, preconceito, adesão ao medicamento e sexualidade.
Os assuntos propostos foram vivenciados de maneira lúdica e participativa. Por meio de teatro, dança, música, pintura e muita conversa, os integrantes expressaram seus anseios e desejos sobre a vida e a Aids, sobre a vida com Aids. As atividades foram realizadas por grupos de bebês, crianças, pré-adolescentes, adolescentes e adultos.
Os participantes estiveram, ora juntos, ora separados por idade. Juntos, abriram o evento com uma dança circular e colocaram as mãos numa faixa/documento do encontro. Separados, cada grupo se expressou de uma forma. Os pré-adolescentes, por exemplo, produziram um comercial, os adultos e adolescentes fizeram uma feira de perguntas e respostas e as crianças pintaram, desenharam e assistiram a desenhos.
Ao fim do dia, o sentimento no ar é de felicidade, de vitória, de realização. O sonho de construção de um mundo saudável e sem preconceito, em que a informação está ao alcance de todos, pode ser visto nos rostos e nas falas dos participantes. Após um dia de trabalho, a menina P.H de quatro anos revela o que aprendeu sobre prevenção às DST/Aids: “tia, sabe pa que seve peservativo? Pa evita doenças e gravidez!”