Notícias

OLIMPÃADA DE ATENAS

02/06/2004 - Agência Aids

Atletas participantes receberão informações sobre Aids

O Programa Conjunto das Nações Unidas em HIV/Aids (UNAIDS) e o Comitê Olímpico Internacional (COI) assinaram um memorando com o objetivo de despertar a consciência sobre a AIDS, entre a comunidade esportiva. A cerimônia aconteceu hoje, 1º de junho, na sede do Comitê Olímpico, em Lausanne, na Suíça. Estiveram presentes o diretor executivo do UNAIDS, Dr. Peter Piot e o presidente do COI, dr. Jacques Rogge.
O memorando tem por objetivo a troca regular de informações sobre a doença, entre as organizações esportivas estaduais, federais e internacionais. Assim como, conscientizar técnicos, atletas e personalidades do mundo esportivo, sobre a Aids.
O primeiro passo do Comitê Olímpico Internacional será a distribuição de material informativo sobre a epidemia para os 11 mil atletas que participarão da 23º Olimpíada que ocorrera em Atenas, na Grécia, neste ano.
“O mundo do esporte não é separado do resto do mundo. O esporte quebra barreiras, levanta a auto-estima, pode ensinar a superação de obstáculos e um comportamento saudável. Atletas podem ser uma inspiração e um modelo para os jovens de todo o mundo. Esse acordo vai permitir ao COI e o UNAIDS a construção conjunta para combater a epidemia da Aids”, disse presidente do dr. Jacques Rogge, durante a assinatura do memorando.
“Um terço das 40 milhões de pessoas que vivem com HIV são jovens com menos de 25 anos de idade. Muitos estão envolvidos com esportes, seja como expectadores, seja como praticantes. A comunidade esportiva é um parceiro chave para alcançar os jovens , no mundo todo”, comentou Peter Piot.
Durante os dias 17 e 18 de junho, o UNAIDS, o COI e a Federação Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho vão organizar o evento HIV/Aids e Esportes Olímpicos, em Johannesburgo, na Africa do Sul. O seminário vai reunir autoridades em Aids e na área esportiva de 12 países da África sub-Saariana, para discutir como o esporte pode ajudar nacionalmente e internacionalmente na luta para diminuir a incidência da epidemia , especialmente entre os jovens.

Fonte: UNAIDS