Notícias

PESQUISA DE VACINA NA SUIÃA

06/06/2004 - EFE

Teste com nova vacina contra a Aids tem resultados promissores

A substância foi bem tolerada e um a cada dois voluntários teve uma resposta imunológica à doença.
"Estamos muito satisfeitos com os resultados obtidos, embora se trata de um teste preliminar com apenas 24 voluntários", declarou à agência suíça ATS o chefe do serviço de Imunologia do Hospital do cantão de Vaud, Giuseppe Pantaleo.
Conforme os resultados da pesquisa, 45 por cento das pessoas em que a vacina foi testada reagiram positivamente a ela, que conseguiu estimular as células capazes de eliminar as infectadas pelo vírus da Aids.
A primeira fase dos testes ocorreu conjuntamente em Lausanne e em Londres, com 12 voluntários em cada uma das duas cidades.
A vacina, batizada de NYVAC-HIV C, é fruto de um projeto de cooperação européia promovido pela EuroVac e financiado por um programa de pesquisa da União Européia (UE).
A partir de agosto começará em Londres e em Lausanne um segundo estudo clínico com 40 voluntários, o qual permitirá precisar melhor a eventual eficácia da mistura, segundo Pantaleo.
Nesta segunda fase, a vacina será administrada junto com outra, que ainda não foi testada no homem.
Os pesquisadores acham que tal combinação vai permitir que entre 80 e 90 por cento dos voluntários desenvolverão uma resposta imunológica, que, além disso, poderá ser entre cinco e dez vezes mais elevada.
Caso estas expectativas se confirmem, serão feitos testes em maior escala no ano que vem com entre 300 e 4000 voluntários, destacaram os pesquisadores de Lausanne.
A vacina NYVAC-HIV é a mais avançada em fase de desenvolvimento para fazer frente a uma cepa do vírus ativo na Ásia, implicado em aproximadamente 50 por cento dos casos de Aids no mundo.