Notícias

AIDS NA PRESIDÃNCIA DE ZIMBÃBUE

16/06/2004 - BBCBrasil.Com

Mugabe diz que familiares seus estão com Aids

A declaração foi feita na primeira conferência do país sobre a Aids.

Mugabe descreveu a Aids como "um dos grandes desafios que o país precisa enfrentar", mas disse que é superável. Ele disse que muita gente foi infectada "e isso inclui membros da família do próprio presidente".
Críticos do seu governo dizem que a crise da Aids no país foi ofuscada devido a problemas econômicos e políticos.

Crescimento

O objetivo da conferência é permitir que o governo, trabalhadores da área de saúde e grupos comunitários possam estabelecer uma estratégia para lutar contra a doença.
Segundo dados oficiais, cerca de 25% da população adulta do Zimbábue está infectada com o HIV - uma das mais altas taxas do mundo.
O número de casos de Aids no país chegou a 1,8 milhão em 2003.
De acordo com autoridades da área de saúde, cerca de 3 mil pessoas morrem por semana de doenças relacionadas à Aids.

Pobreza

Na abertura do evento, na terça-feira, a pobreza e a má nutrição foram citadas como barreiras na batalha contra a Aids.
A Organização das Nações Unidas (ONU), que é co-organizadora do evento, disse que dificuldades econômicas fizeram com que pessoas, principalmente mulheres, assumissem riscos sexuais. O governo nega que em sua política tenha deixado de lado a luta efetiva contra a doença.
O governo estima que cerca de 5 mil infectados têm acesso a medicamentos.
"Eu quero assegurar, nessa conferência, que o acesso a melhores tratamentos é uma das prioridades do governo", disse Mugabe à agência de notícias AFP. "Não há dúvidas de que o HIV e a Aids são grandes desafios que precisam ser enfrentados pelo nosso país. No entanto, superar esses desafios não é impossível. Nós precisamos ganhar essa luta."