Notícias

BINÃMIO: AIDS E ASSISTÃNCIA

21/06/2004 - Agência Aids

ONG/AIDS querem melhoria nos serviços de assistência

Representantes de organizações não governamentais, integradas ao Fórum de ONG/AIDS de São Paulo, discutiram nesta sexta-feira (18) o Movimento de Articulação Nacional. No encontro, os ativistas se prepararam para o ato “Cadê o melhor programa de Aids no mundo?”, previsto para o dia 26 de agosto na maioria das capitais brasileiras.
Apesar do avanço e sucesso conseguidos pelo Programa Nacional de DST/AIDS, ainda há muito o que melhorar. Pelo menos é o que pensa a sociedade civil organizada, ligada ao combate do HIV no Estado de São Paulo.
Durante a reunião mensal do Fórum de ONG/AIDS foi proposto um mapeamento detalhado dos serviços de assistência ao portador do HIV/Aids em todos as cidades cadastradas no grupo. Segundo Mário Scheffer, integrante do Pela Vidda, “não haverá tempo para avaliar todos os problemas que aconteceram, por isso os registros feitos pelas ONG serão de grande importância”.
Para o Presidente do Fórum de ONG/AIDS de São Paulo, Eduardo Barbosa, “um dos grandes problemas notificados atualmente é a falta de profissionais especializados em todos os locais de assistência”.
Eduardo Barbosa acredita que “a reunião dividiu todos os Fóruns regionais com o intuito de melhorar a avaliação dos sistemas de saúde”.
O Fórum de ONG Aids do Estado de São Paulo preparou também um manual com os principais requisitos a serem avaliados pelas instituições, cujo objetivo será detalhar todos os problemas detectados pelos portadores do HIV/Aids, desde o início do ano.
A partir deste sábado (19), a Agência de Notícias da Aids vai colocar este manual à disposição na íntegra.