Notícias

AIDS NO LOCAL DE TRABALHO

28/06/2004 - Agência Aids

Programa Nac. de Aids e OIT no combate ao hiv

O Programa Nacional de DST/Aids e a Organização Internacional do Trabalho (OIT) se preparam para ajudar os trabalhadores brasileiros no combate do HIV. Em reunião nesta segunda-feira, 28, na cidade de Brasília, foi criado um grupo temático para propor ações e criar uma agenda comum entre as duas instituições. O encontro contou com a participação de 30 instituições ligadas ao governo e a sociedade civil organizada.
A prevalência da Aids nos locais de trabalho, além de afetar os trabalhadores, pode atingir, por conseqüência, os lucros das empresas e a economia dos países.
No Brasil, das 310.313 pessoas que vivem com HIV/AIDS, mais de 90% estão na faixa etária economicamente ativa. Com base nessa estatística, o Ministério da Saúde, representado pelo Programa Nacional de DST/Aids, pretende se articular para fornecer mais ações de combate a doença nos locais de trabalho, de acordo Sérgio Dávila, assessor técnico da Unidade de Prevenção do Programa Nacional de DST/Aids.
Dávila acredita que a resposta brasileira para o combate da epidemia da Aids foi eficaz em virtude das parcerias com a sociedade. “Agora queremos agir de forma conjunta com as instituições que já atuam na área da saúde”, completou.
A parceria com a Organização Internacional do Trabalho visa estabelecer uma agenda nacional de combate a Aids nos locais de trabalho, informou Maria Beatriz Cunha, representante do ponto focal sobre Aids na OIT. Ela destacou que o projeto, desenvolvido pela OIT desde 2001, passa por um momento de planejamento e instalação no Brasil, pois ainda não foram discutidas todas as ações de combate a doença.
A iniciativa de aumentar o combate da doença nos locais de trabalho é do Programa Conjunto das Nações Unidas em HIV/AIDS (UNAIDS).