Notícias

Prefeitura de SP distribui camisinhas

10/06/2003 - JORNAL DA TARDE (SP)

No dia dos namorados 50 mil preservativos devem ser distribuídos.

Na quinta-feira, Dia dos Namorados, 50 mil preservativos devem ser distribuídos na cidade. Na Praça da República, entrega fica por conta de 'cupido'

A Prefeitura vai distribuir 50 mil preservativos masculinos pela cidade na quinta-feira, Dia dos Namorados. Das 12h às 14h, um cupido deve "pousar" na Praça da República, no centro, para fazer a entrega, que também ocorre em outras regiões.

De acordo com o coordenador do Programa de DST/Aids da Secretaria Municipal de Saúde, Fábio Mesquita, a campanha deste ano deve ser "romantizada".

"Queremos atingir namorados de todo tipo, não só heterossexuais." Em 2002, quando os preservativos vieram em embalagem que tinha um "torpedo" (cantada por escrito), 50 mil unidades foram entregues.

"O total distribuído não é extraordinário, mas mobiliza a sociedade para o tema", disse Mesquita. Em 2002, a Prefeitura distribuiu 4,5 milhões de preservativos masculinos gratuitamente. Para 2003, a meta é 6 milhões - a população da capital gira em torno de 10 milhões. "Esperamos ultrapassar a meta", diz o coordenador. Além da campanha do Dia dos Namorados - iniciada em 2001 -, a Prefeitura também distribui preservativos no carnaval e em 1º de dezembro, Dia Mundial de Luta contra a Aids.

Hoje, a preocupação da Prefeitura quanto à Aids está na periferia. A pesquisa mais recente sobre os casos da doença - divulgada no fim de 2002 -, segundo Mesquita, apontou que, dos 39 distritos de saúde, 33 tiveram queda nos casos; em seis, houve crescimento. "Isso ocorre em áreas com alto índice de exclusão social."

Em função desses índices, a secretaria deve inaugurar em julho um Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) na região do Jardim Ângela (zona sul da cidade). "Lá, a pessoa poderá fazer testes de Aids, hepatite e sífilis, ter acompanhamento de um profissional e acesso a preservativos ou agulhas (no programa de redução de riscos para usuários de drogas)". Já existe um centro funcionando em Cidade Tiradentes, na zona leste.