Notícias

CAMPANHA CONTRA AIDS FOCA GAYS SURDOS

29/11/2004 - Mixbrasil

Campanha inovadora na Espanha

O Coletivo de Lésbicas, Gays, Transexuais e Bissexuais (COGAM) de Madrid, na Espanha, elaborou projeto de prevenção às DST/Aids dirigido a homossexuais surdos.
No último mês de julho seis mediadores gays e lésbicos surdos foram treinados. Em dezembro eles realizarão oficinas de sexo seguro dirigidas à comunidade homossexual surda da capital espanhola. A ação contou com o apoio de importante banco da cidade.
A atividade será complementada com a edição de folheto explicativo especialmente dirigido à comunidade gay. O folheto estará disponível no final deste ano e será subvencionado pelo Instituto de Saúde Pública.
As barreiras de comunicação nas quais se encontram as pessoas surdas podem dificultar o acesso a uma informação preventiva adequada acentuando sua vulnerabilidade frente ao HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis.
Segundo a Confederação Estatal de Pessoas Surdas, 80% de pessoas surdas têm sérias dificuldades na compreensão de textos escritos que não tenham sido adaptados às suas necessidades comunicativas.