ANVISA CANCELA LICENÇA DE MEDICAMENTOS | Notícias | HIV/AIDS | GIV.org.br

Notícias

ANVISA CANCELA LICENÇA DE MEDICAMENTOS

10/12/2004 - UOL NOTICIAS

Usuários de similares não devem jogar remédios fora, diz Anvisa

Os usuários dos 130 medicamentos similares (cópias de medicamentos originais) que tiveram o registro cancelado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) não precisam jogar os remédios fora. A informação é do diretor-presidente da agência, Cláudio Maierovitch. Ele recomenda que os pacientes continuem tomando seus medicamentos e procurem orientação médica para fazer a substituição.
"Quem ainda tiver em casa os medicamentos, pode continuar usando. No momento em que for adquiri-los novamente, devem procurar o médico e solicitar a substituição por medicamentos de referência, genérico ou até similares que já tiveram os testes aprovados. Até mesmo porque os cancelados não estarão mais à disposição no mercado", disse Maierovitch.
Entre os produtos cancelados estão medicamentos utilizados para o tratamento de epilepsia, distúrbios psiquiátricos, problemas cardíacos, hipertensão e asma, além de um anticoagulante e um agente imunossupressor, usado após transplantes.

Determinação
Nesta segunda-feira (06/11), a Anvisa cancelou o registro de 130 medicamentos similares de alto risco sanitário, elaborados à base de 21 fármacos (princípio ativo). Os laboratórios que fabricam esses produtos não apresentaram à agência, no prazo previsto, estudos que demonstram que são seguros e eficazes.

Nesta terça-feira (07/11), Maierovitch reafirmou que são os fabricantes dos medicamentos os responsáveis pelo recolhimento dos remédios nas farmácias. Os estabelecimentos que insistirem na venda podem ser multados ou mesmo fechados.
"Não queremos que as farmácias fiquem estocando por um tempo indefinido medicamentos que não devem ser comercializados porque isso pode significar o risco de que, em algum momento, eles sejam utilizados pelo consumidor", disse Maierovitch.
Existem hoje em comercialização no país 18 mil apresentações de medicamentos, incluindo os de referência, genéricos, similares e os produtos patenteados. Desse total, 70% são similares: há no mercado 12.700 apresentações de 4.230 produtos.