indique esta página
a um(a) amigo(a).


Somos um grupo de ajuda mútua para pessoas com sorologia positiva ao HIV e dirigido também por portadores. Não temos finalidades lucrativas e somos destituídos de quaisquer preconceitos e/ou vinculações de natureza político-partidário ou religiosa.

O Grupo percebeu que os soropositivos precisavam de protagonismo político, e esta é a marca do GIV. "Não é alguém que faz ou diz o que os portadores do HIV/AIDS precisam ou têm que fazer. São os próprios soropositivos que participam e tomam as decisões de suas vidas."

Desta forma criou-se um espaço onde as pessoas vivendo com AIDS não são objetos de ações assistencialistas, paternalistas ou distantes do real, e sim sujeitos que constroem e participam ativamente das decisões de suas vidas e da história coletiva de luta contra o HIV/AIDS.

Com seu trabalho e as parcerias que estabeleceu, o GIV firmou-se e contribui para o crescimento e fortalecimento das respostas comunitárias de combate à AIDS assumindo seu papel dentro do quadro de instituições da sociedade civil envolvidas nesta luta.

Estivemos envolvidos técnica e politicamente na maior parte das decisões e reivindicações que são importantes para as pessoas vivendo com AIDS, como por exemplo a luta por acesso gratuito a medicamentos, a contituição de fóruns e encontros de articulação nacional entre ONG's/AIDS e a garantia dos direitos dos soropositivos.

Missão

O GIV, como um grupo de ajuda mútua, tem como missão, "propiciar melhores alternativas de qualidade de vida, tanto no âmbito social como da saúde física e mental, a toda pessoa portadora do HIV/AIDS"


Metas


O GIV possui as seguintes metas prioritárias para garantir o apoio àqueles que se descobrem portadores, promovendo a continuidade da vida em todos os seus aspectos :

• Contribuir para o empoderamento de pessoas vivendo com HIV/AIDS para a garantia de acesso a seus direitos fundamentais;

• Promover a integração social dos(as) portadores(as) do HIV/AIDS entre si e seus familiares, amigos e profissionais de diferentes áreas e segmentos, no âmbito nacional e internacional;

• Desenvolver trabalhos de apoio às pessoas co HIV/AIDS, seus familiares e amigos;

• Buscar alternativas para a prevenção e controle do desenvolvimento da doença, instrumentalizando seus membros e a sociedade em geral com informações e subsídios atualizados;

• Buscar a integração com outros segmentos: organizações não governamentais, governamentais, iniciativa privada;

• Participar de instâncias do controle social, para uma resposta mais efetiva frente à epidemia;

• Lutar contra qualquer discriminação e preconceito junto às pessoas com HIV/AIDS.

Também realizamos trabalhos no âmbito da prevenção, luta pelos direitos e contra o preconceito, terapias alternativas, massagens, apoio psicológico individual e em grupo, palestras, cursos, oficinas, grupos de vivência e de mulheres, crianças e adolescentes e happy-hour.

Temos um departamento social onde podemos expor nossos problemas, refletir e tentar encontrar alternativas. Um departamento cultural que conta com videoteca e biblioteca com publicações nacionais e internacionais. Um departamento de eventos que cuida de nossas festas de confraternização e atividades afins.

O GIV não recebe subvenções de órgãos públicos, sua manutenção é feita principalmente por doações e contribuições mensais de seus membros. Também temos um bazar onde vendemos camisetas, bottons e livros.

Funcionamos de 2ª à 6ª feira das 14 às 22 h, e eventualmente aos sábados.
A base do nosso trabalho é voluntário.
Nossa cor é o verde, a cor da cura.


Sejam bem vindos à nossa casa.